segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O clássico batata, cenoura e vagem

A primeira receita que vou postar aqui no blog é um delicioso clássico que aprendi a fazer com a minha mãe: batata, cenoura e vagem refogados juntos.


Eu acho que esse trio é bem conhecido mas meu marido ainda não o conhecia quando a gente se casou, por exemplo. Esse prato faz muito sucesso aqui em casa, a minha filha de 5 anos adora faz tempo!

É prático porque com um prato só eu resolvo o carboidrato (batata) e as fibras da refeição. E pensar que antes da reeducação alimentar eu achava esse prato trabalhoso! Atualmente ele salva a minha vida quando preciso de um almoço expresso! Com um pouco de prática a picoterapia* do preparo ficou bem mais rápida.

Você vai precisar de:
- Azeite (como uso em spray, vão 4 ou 5 borrifadas)
- 1/4 de cebola picada
- 1 batata média por pessoa (do tamanho da sua mão fechada) cortada em cubos
- 1 cenoura média em rodelas (gosto de usar um ralador para isso, ainda vou escrever sobre raladores)
- Vagem (em torno de 20 unidades) sem as pontas e cortadas em pedaços de cerca de 5 centimetros
( a quantidade de cenoura e vagem é livre, ou seja, coma o quanto quiser porque elas não tem potencial para arruinar sua dieta, mas planeje bem o quanto vai comer de batatas e outros carboidratos durante o dia)
- água filtrada para cobrir os legumes até a metade da panela (cerca de um copo)
- sal (uso 4 colheres que mostrei aqui)

Como fazer:

Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola até que fique quase transparente.  (Ou transparente se você tiver tempo e paciência)

Acrescente as batatas, cenoura e vagens. Misture e acrescente a água.
Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela.

Esse é um bom momento para começar a fazer o acompanhamento do clássico, ou como se diz aqui em casa: tá na hora de fritar o peixe. E peixe com certeza é assunto para outro post!

E também costumo lavar a loucinha que sujei durante a picoterapia. E tomar uma xícara de chá verde.

Mas não esqueça do clássico que está na panela. Quando a água tiver quase sumido, as batatas estarão cozidas e macias. Hora de colocar o sal. E se você puder esperar mais uns 5 minutos com a panela fechada e fogo desligado, mais incrivelmente macias ficarão as batatas. Teste e me conte.

Combina com:
- uma proteína ( filé de Saint Peter, por exemplo)
- feijão
- salada de rabanete
Nunca  sirvo batata, cenoura e vagem com outro carboidrato como arroz ou pão.

Adoro essa receita, raramente fico mais de uma semana sem faze-la. Qualquer dúvida me escreva.

* picar cebola, batata, cenoura e vagem demora um pouco mas faz bem para as idéias, por isso o processo foi batizado como "picoterapia" na nossa cozinha
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Aquecer azeite? Voc vai perder o bom colesterol fazendo isso trazendo problemas pra sua e pra saude da sua familia. Mas amei a receita, muito boa.

Unknown disse...

Legal. Estava átras dessa receita, agora que moro sozinho. Poderia servi acompanhando de quê? Desde já grato!

saratonina11 disse...

Lucas, eu gosto de comer batata, cenoura e vagem com um peixe grelhado ou bife temperado com alho, sal e pimenta ou um ovo cozido. :)

Anônimo disse...

Poxa tem poucas postagens de receitas!Fiz a salada de vagem, batata e cenoura e ficou sensacional!Não desista de postar por favor!Dê mais dicas e nos ajude com receitas fáceis e saudáveis!!